Pages

quinta-feira, 18 de março de 2010

Os perigos do improvável sucesso milanista

Após a saída de Kaká e da escolha de um técnico novato como Leonardo, as previsões para a temporada 2009/2010 do rubro-negro eram terríveis. Havia quem considerasse um feito levar esse time à zona europeia e temesse um fracasso histórico na Champions League, especialmente depois que o sorteio da fase de grupos colocou os italianos frente a frente com os Galáticos madrilistas, comandados por Cristiano Ronaldo e, ironia do destino, Kaká.

Leonardo (e) encarou o desafio de comandar um Milan sem Kaká (d)

Depois de um começo claudicante, o time de Leonardo surpreendeu com um futebol bonito e competitivo, conseguindo resultados expressivos – o maior deles uma vitória frente ao Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Surpreendente também foi Ronaldinho Gaúcho, que recuperou o bom futebol e superou a desconfiança da imprensa italiana, tornando-se o principal articulador de jogadas da equipe. Já Alexandre Pato, apesar de sofrer com lesões, mostrou-se um jogador confiável e que cresce nos confrontos mais importantes. Outro pilar do time foi a dupla de zaga, para muitos a melhor do mundo, formada pelo veterano Alessandro Nesta e pelo jovem Thiago Silva.

Nem isso foi o suficiente para uma longeva jornada continental. A fácil classificação do Manchester United mostrou que o elenco rossonero não tem cancha para ser colocado entre os melhores do Velho Continente. A redução de investimentos deu à Leonardo muito mais problemas do que soluções: além da óbvia falta de peças de reposição para os principais nomes da equipe, ainda há uma absoluta carência em certas posições.

Ronaldinho: craque não evitou vexame em Old Trafford

As laterais são terra desolada, com os decadentes Zambrotta, Jankulovski e Oddo, além dos fraquíssimos Abate e Antonini. No gol, foram testados Abbiati, Dida e Storari, todos veteraníssimos, mas nenhum em condição de representar a segurança que a equipe precisa. No meio, Pirlo e Gattuso dão mostras que seu tempo está acabando, assim como Ambrosini. Flamini, de quem se esperava muito, ainda não rendeu tudo que sua passagem pelo Arsenal prometia. O ataque teoricamente é o setor que funciona melhor, com Ronaldinho e Pato em grande forma e Borriello em uma temporada, na pior das hipóteses, correta. Mas Huntelaar – contratado para ser o artilheiro de nível mundial que o time precisa – ainda não disse a que veio, limitando muito as opções ofensivas.

Pato: exemplo para futuras contrações

Com todos esses fatos e a campanha irregular no Calcio, uma classificação tranquila à próxima Uefa Champions League já se mostrava um resultado acima das expectativas, já que o time não brigaria mesmo pelo título – muito em função das duas derrotas para a rival Inter. Mas com os tropeços interistas a diferença foi gradativamente caindo e hoje é de apenas um ponto: o título que parecia impossível a cerca de um mês, agora é um objetivo realista. Até a classificação maiúscula da rival frente ao Chelsea veio a calhar, pois a fixação da Internazionale pelo título europeu possivelmente lhe fará priorizar a competição continental justamente na reta final do Italiano.


Mas o título, se realmente vier, pode ser mais uma casca de banana, como foi a conquista da UCL em 2007. Se naquela ocasião, uma geração que já dava sinais de esgotamento foi prolongada devido ao triunfo, não é de se descartar que o mesmo aconteça agora, quatro anos depois. O Milan, campeão ou não, precisa urgentemente em uma renovação radical em suas fileiras, mesmo que isso represente algumas temporadas sem resultados expressivos. Caso repita novamente o erro e não escute os apelos de seu técnico, que já pediu publicamente contratações, o Milan se arrisca a ter um time que não faz jus a sua tradição.

2 comentários:

Lunaticools disse...

O Milan fez muitas merdas, uma delas foi colocar o inexperiente Leonardo como técnico - que, ainda assim, é o menos culpado: o time não tem time...


abç
Renato

Aldevan Junior disse...

Igor, tem que falar da Genoa de Floccari e Sculli do seu Catânia do artilheiro Mascara!