Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Botafogo no Brasileirão

O Botafogo foi campeão carioca com enormes méritos, Joel Santana fez o trabalho de sua vida e vários jogadores - como Caio, Somália, Fahel e Tulio Souza - se destacaram muito mais do que era esperado no começo do ano. Ainda sim, parece quase uma unanimidade falar que este elenco não é suficiente para que o clube faça uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. O assunto do momento é a barca que deve partir de General Severiano, com embarque previsto para a Praia Vermelha. Apesar do mistério sobre quem fica e quem sai, o CENA ESPORTIVA analisa o elenco alvinegro para mostrar carências e apontar os possíveis dispensados/emprestados.

OBS: os jogadores serão colocados na posição em que estão sendo mais utilizados atualmente.

GOLEIROS

Jefferson (foto) é títular absoluto e certeza de segurança no gol, especialmente depois ser o herói do título estadual. Seu contrato deve ser extendido por mais dois anos, garantindo assim sua permanência. Os outros jogadores da posição são todos jovens promissores: Renan (20 anos, já com experiência no time titular), Milton Raphael (18 anos, destaque na base) e Luis Guilherme (17 anos, titular da seleção brasileira sub-17 e pretendido pelo Arsenal)

Análise
: Não há com que se preocupar. O titular da posição está entre os melhores do Brasil e sua experiência pode ajudar muito no desenvolvimento dos jovens promissores, hoje reservas.


O que precisa
: Nada
Podem sair: Ninguém

ZAGUEIROS

Fahel, volante de origem, se firmou jogando como terceiro zagueiro e é homem de confiança de Joel. Da mesma forma, Fábio Ferreira foi um dos grandes destaques da equipe nos jogos decisivos e garantiu seu espaço no time titular. Antônio Carlos completou a defesa alvinegra na decisão, mas tem a sombra de Danny Morais, contratado junto ao Internacional já com a temporada em andamento. Além deles, o setor ainda conta com Wellington, remanescente do ano passado, o jovem Edson, que teve poucas oportunidades e o prata da casa Alex Lopes.

Análise: Hoje o Botafogo pode confiar em dois dos seus titulares: Fahel e Fábio Ferreira. O terceiro homem, Antônio Carlos, cometeu diversas falhas ao longo do ano e não tem qualidade para ser titular. Danny Morais foi prejudicado por não ter realizado a pré-temporada junto aos demais e não conquistou espaço no time titular. De qualquer forma, a diretoria deve se movimentar para contratar um zagueiro de bom nível, que chegue para ser titular absoluto da equipe.

O que precisa: Um zagueiro titular.
Podem sair: Edson (pouco aproveitado), Alex Lopes (jovem e pouco aproveitado, pode ser emprestado para ganhar experiência).

LATERAIS

Análise: As laterais, que eram um problema crônico do elenco no ano passado, já preocupam menos: Alessandro, que voltou ao time titular com bom futebol, tem agora a sombra de Jancarlos. Na esquerda, Marcelo Cordeiro foi excelente opção ofensiva até aqui - graças aos bons cruzamentos, presença de área e bolas paradas, mas perdeu espaço no time titular para Somália, superior ao concorrente na marcação. As laterais ainda contam com os jovens Flavio Pará (na direita) e Gabriel (na esquerda), ambos da base alvinegra. Wellington Junior, outro garoto de Marechal Hermes e volante de origem, também joga tanto na direita, quanto na esquerda.

O que precisa: Um lateral esquerdo com características defensivas.
Podem sair: Gabriel e Flávio Pará, ambos por empréstimo.

VOLANTES

Análise: O setor tem um titular absoluto, Leandro Guerreiro (foto), jogador do atual elenco com mais tempo de casa e um dos símbolos do time campeão. Primeiro volante aguerrido e com excelente desarme, Guerreiro garante a segurança na cabeça de área. A disputa para jogar ao seu lado é intensa: Eduardo começou o ano como titular, mas a lentidão e o futebol burocrático apresentado irritaram a torcida. Sandro Silva, ex-Palmeiras, chegou como solução, mas depois de um começo animador teve o desempenho defensivo criticado e saiu do time. Somália sempre foi reserva, mas nas várias oportunidades que teve também não convenceu. Joel então recuperou o esquecido Túlio Souza, jogador cercado de expectativas quando chegou ao clube e perseguido por lesões, que agradou muito ao técnico nos jogos contra Fluminense e Flamengo e parece ser o titular. Além destes, o Botafogo tem Wellington Junior, Vinícius Colombiano e Felipe Lima.

O que precisa: um segundo volante capaz de levar a bola até o ataque.
Podem sair: Eduardo, Vinícius Colombiano e Felipe Lima.

MEIAS

Análise: O Botafogo procura um armador de respeito desde a saída de Maicosuel, no meio da temporada passada. Lúcio Flávio (foto), outrora ídolo da torcida, não apresentou em nenhum momento um futebol convincente e hoje é sistematicamente hostilizado pelos alvinegros. Os demais armadores do elenco – Renato Cajá, Diguinho e Rodrigo Dantas – nunca receberam oportunidades reais no time titular. O meia-atacante Edno não tem a característica pretendida pelo clube, a de organizar o jogo, mas pode funcionar se a estrutura do time mudar um pouco. Jorge Luiz, também meia-atacante, teve algumas oportunidades no começo da temporada, porém não é mais utilizado.

O que precisa: Um meia de nível internacional pode levar o Botafogo a outro patamar de competitividade. A diretoria promete uma contratação de impacto para o setor.
Podem sair: Diguinho, Jorge Luiz e Rodrigo Dantas, todos por empréstimo.

ATAQUE


Análise: Ao lado do gol é o setor mais bem provido no Glorioso. Loco Abreu e Herrera fizeram um grande Campeonato Carioca e juntos marcaram 19 gols. Além de seu “ataque Mercosul”, o Bota pode confiar na capacidade do Talismã Caio, a grande revelação do estadual. O garoto começou bem menos cotado que as promessas Phillippe Coutinho (Vasco), Vinícius Pacheco (Flamengo) e Wellington Silva (Fluminense), mas foi absolutamente decisivo na campanha alvinegra: fez sete gols, deu várias assistências e sofreu muitos pênaltis. Edno também merece respeito e briga para ser titular. Também integram o elenco os garotos da base Junior e Alex.

O que precisa: Nada. Porém, talvez fosse interessante liberar uma vaga no elenco para um atacante com características paracidas às de Abreu.
Podem sair: Junior e Alex, por empréstimo.


CONCLUSÃO

Eu apostaria que o Botafogo dispensará ou emprestará sete ou oito jogadores, ficando com cerca de trinta no elenco. Com três contratações pontuais, o grupo ficaria mais enxuto e ganharia bastante em qualidade.

Nenhum comentário: